Tens o que é preciso para ser um multiplicador da Amnistia Internacional?
A Amnistia Internacional procura jovens multiplicadores para apoiar outros jovens a envolver-se mais no ativismo para os direitos humanos e na própria Amnistia, através da Campanha MULTIPLICA.
Consulta mais informações nas tabs em baixo e preenche o formulário de candidatura até dia 24 de novembro.
Se não conseguires aceder ao formulário nesta página clica neste link.
Em 2023 um grupo de (jovens) ativistas mapeou ideias para uma campanha de angariação de membros juvenil. Em 2024 criamos um grupo de multiplicadores que, em conjunto, desenvolveu a ideia e criou a Campanha MULTIPLICA, que foi lançada em junho 2024.
A Campanha MULTIPLICA procura envolver jovens ativistas enquanto membros e membros juvenis da Amnistia Internacional através duma abordagem entre pares. Para isto o grupo de multiplicadores gere a página do Instagram multiplica.amnistia, produz conteúdos, participa em sessões em escolas secundárias e profissionais e disponibiliza-se a falar 1-a-1 com quem quer saber mais sobre o ativismo para os direitos humanos.
Agora é a altura de alargar o grupo de multiplicadoras, para chegarmos a mais gente e darmos ainda mais visibilidade ao ativismo jovem na Amnistia.
O perfil que procuramos é o seguinte:
// Ter entre os 14 e os 24 anos
// Ter alguma experiência com a Amnistia (EJA, EADH, Mapa, grupos ou outras)
// Ter disponibilidade para ser multiplicadora até julho 2025.
Nesta chamada procuramos também pessoas com perfis específicos, para cuidar de várias dimensões da campanha como a gestão da página do Instagram, a criação de conteúdos, os testemunhos em escolas e o apoio individualizado a outros jovens interessados na Amnistia e no ativismo para os direitos humanos.
Vamos procurar renovar o grupo para ter entre 6 e 20 pessoas, vamos tentar cobrir todo o território nacional, incluindo as ilhas.
Após uma fase de acolhimento, que conta também com um encontro presencial em Oeiras, Lisboa, no domingo dia 15 de dezembro 2024 (despesas são reembolsadas), o grupo de multiplicadoras vai:
//Trabalhar em conjunto para (re)definir os moldes da campanha
//Convidar outros jovens a ser envolver mais como membros e membros juvenis da Amnistia
//Criar conteúdos e gerir a página de Instagram multiplica.amnistia
//Dar testemunhos em escolas
Cada multiplicador tem um perfil pessoal na página do site da campanha. Espreita os que já lá estão.
As candidaturas fecham a 24 de novembro.
O encontro de acolhimento será no domingo dia 15 de dezembro em Oeiras, Lisboa. As despesas são reembolsadas pela Amnistia Internacional.
Esta geração de multiplicadores trabalha em conjunto até julho 2025. Antes de ir de férias vamos fazer o ponto da situação e perceber como avançar.
Do lado da equipa da Amnistia Internacional e dos restantes multiplicadores podes contar com:
// Apoio e materiais em todas as fases do processo
// Um kit de brindes específicos para multiplicadores
// O reembolso de eventuais despesas
// Discussões e aprendizagem acerca do ativismo jovem
// Um certificado de participação no final, se te for útil para agarrar outras oportunidades
Para mais info podes falar com a equipa da Amnistia Internacional através do email [email protected], do número 924 007 011 ou ainda no MAPA.
Podes também falar com quem já é multiplicador aqui.