Se não tiveres um grupo de ativismo ao pé de ti (já viste? Verifica aqui), podes ser pioneiro, envolver outras pessoas e criar um grupo na tua escola/universidade ou no teu contexto local.
Estes são os passos necessários:
Andavas à procura do link?
Está mais em baixo, nesta página – vê os outros 4 passos também 🙂
A equipa da Amnistia Internacional irá entrar em contacto contigo para nos conhecermos, resolver eventuais questões e preparar uma sessão pública de apresentação da Amnistia na tua localidade/escola/universidade, aberta a quem quiser participar.
Na sessão publica é feita uma apresentação sobre a Amnistia Internacional, o seu trabalho, o papel dos grupos de ativismo e as várias possibilidades de participação que existem.
A seguir, sempre com o apoio da equipa da Amnistia, é realizada uma segunda reunião com as pessoas que estejam interessadas em fazer parte do grupo, mapeando expectativas, interesses e possíveis papéis e ideias para ações.
Nesta reunião preenchemos um formulário de pedido de criação do grupo e enviamos para aprovação da direção da Amnistia Internacional.
Uma vez criado, o grupo tem o acompanhamento da equipa de ativismo para os primeiros passos (criação do email, redes e primeiras ações).
As opções mais relevantes para jovens ativistas são:
- GRUPOS DE ESTUDANTES – Fazem ativismo na sua comunidade escolar ou académica
- ReAJ – REDE DE AÇÃO JOVEM – Juntam jovens ativistas na sua localidade
Se tiveres dúvidas ou questões fala connosco!