O poder de um movimento com a Amnistia Internacional está na capacidade de mobilizar os seus ativistas para defenderem os Direitos Humanos por todo o país.
As Ondas de Ação são apelos, lançados no MAPA a jovens ativistas, para explorar um caso de indivíduos e comunidades em risco e, em conjunto, pensarem em ações de ativismo
Estas Ondas de Ação são lançadas com uma sessão online de capacitação sobre o tema, em que explicamos a situação sobre a qual queremos agir, seguida de um momento de brainstorming em que convidamos os jovens a definirem um plano de ação para implementar nos seus contextos locais de forma a fazer a diferença.
A partir daqui os ativistas jovens da Amnistia entram em ação e levam a Onda de Ação a cada canto de Portugal, desde escolas, a universidades, mas também a espaços culturais e muitos outros contextos.
De forma coordenada e simultânea, as ações multiplicam-se por todo o país, chamando à atenção para violações de Direitos Humanos que acontecem pelo mundo.
Nos últimos meses, já levámos a cabo uma série de ações destas, colando stickers em escolas a pedir justiça para Gustavo Gatica, substituindo etiquetas no supermercado por mensagens sobre a liberdade de manifestação na Rússia e em apoio à ativista presa Aleksandra Skochilenko ou fazendo vídeos e outros materiais em apoio aos manifestantes reprimidos no Peru.
Continuam a existir violações dos Direitos Humanos por todo o mundo e a tua ação é fundamental para construir um Mundo mais justo e respeitador dos direitos de todos e todas!
Onda de ação: Justiça para Gustavo Gática - 2022
Onda de ação: Liberdade para Aleksandra Skochilenko - 2022
Onda de ação: Fim à repressão no Peru - 2023
Se quiseres participar na próxima Onda explora esta página sobre o MAPA ou fala connosco!