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CAMPANHA JOVEM: UM PROJETO PEOPLE POWERED

Entre 2022 e 2023 um grupo impulsionador de jovens ativistas construiu e implementou a campanha jovem RECONHECE – A saúde mental como Direito Humano!

Este projeto piloto utilizou a abordagem people powered e capacitou um grupo de 9 jovens ativistas para liderar uma campanha de ativismo de-jovens-para-jovens. Aos objetivos e resultados da campanha em si somamos as competências desenvolvidas pelos jovens ativistas e as lições aprendidas pela secção portuguesa da Amnistia Internacional.

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RECONHECE – A SAÚDE MENTAL COMO DIREITO HUMANO

A campanha RECONHECE procurou contribuir para um mundo onde os problemas de saúde mental são aceites, compreendidos e considerados prioridade para a sociedade. Onde estão disponíveis soluções baseadas nos direitos humanos e onde existem apoios e recursos para toda a gente, a nível individual, da comunidade e das instituições, garantindo a dignidade humana.

Desenvolveu-se a nível nacional através da página de Instagram @re.conhece, onde o grupo impulsionador partilhou informação detalhada sobre questões de saúde mental e direitos humanos, procurando informar os seus pares e sensibilizar para reconhecer a saúde mental como um tema de direitos humanos.

A nível local a campanha colaborou com o Agrupamento de Escolas de Alfena, no distrito do Porto, para sensibilizar e capacitar toda a comunidade escolar, incluindo estudantes, docentes e pessoal não docentes, para construir uma comunidade que cuide da saúde mental de todas as pessoas que dela fazem parte. A campanha dinamizou também um clube de estudantes ao longo do segundo semestre do ano letivo 2022/2023.

RESULTADOS - Imagem

RESULTADOS

Na fase de avaliação, com o grupo impulsionador e a escola parceira, mapeamos os seguintes resultados da campanha:

SENSIBILIZAÇÃO NACIONAL 

A página de Instagram @re.conhece esteve ativa entre novembro 2022 e julho 2023 e foi usada como ferramental principal de sensibilização de-jovens-para-jovens. Neste período o grupo impulsionador conseguiu os seguintes resultados:

  • 17 publicações;
  • 1 entrevista em vídeo com o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • 331 seguidores, na sua maioria entre 13 e 24 anos.
  • Em termos de distribuição geográfica, 97,4% dos seguidores estão em Portugal e Alfena é a cidade que concentra mais seguidores, com 24,3%;

COMUNIDADE ESCOLAR

Os seguintes dados quantitativos foram recolhidos com o apoio da Escola Secundária de Alfena, tendo em consideração os resultados do inquérito, as duas visitas da campanha à escola, em março e julho 2023, e o trabalho do Clube Humanamente.

246 respostas de estudantes ao inquérito, do 7º ao 12º ano;

37 respostas de docentes, não docentes e encarregados de educação ao inquérito;

Cerca de 420 estudantes envolvidos na campanha

18 docentes capacitados através da formação acreditada;

21 pessoal não docente capacitados através da formação certificada;

9 estudantes envolvidos de forma regular no Clube Humanamente;

Na reunião de avaliação os parceiros destacaram também estes resultados qualitativos:

  • Maior conhecimento do trabalho da Amnistia Internacional
  • Interesse dos estudantes no projeto e em continuar o envolvimento com o ativismo para os direitos humanos e a Amnistia Internacional
  • Maior sensibilização em considerar a saúde mental como uma questão de direitos humanos
  • Satisfação em criar espaços na comunidade

APRENDIZAGENS DO GRUPO IMPULSIONADOR

Tendo em conta a dimensão piloto da campanha, mapeamos os resultados de aprendizagem das ativistas do grupo impulsionar:

  • Competências na construção e dinamização de uma campanha de ativismo
  • Reflexões sobre o ativismo e a importância da preparação
  • Reflexões acerca do poder que temos para impactar positivamente as nossas comunidades através do ativismo
  • Trabalho em equipa
  • Competências de comunicação, em equipa e junto de outros jovens
  • Mais conhecimento acerca da saúde mental e as suas ligações com os direitos humanos
  • Gestão do tempo, individual e de equipa
  • Pesquisa e recolha de informação
  • Competências bases de edição de imagens e vídeos
  • Competências de gestão duma página nas redes sociais
  • Confiança e gestão de relações interpessoais
Faz play
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Para facilitar a compreensão deste projeto, enquanto experiência piloto, desenvolvemos uma infografia.

Podes descarrega-la aqui (.pdf) em Português e Inglês e partilha-la à vontade!

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