EYM23 O compromisso da juventude com os direitos humanos - Imagem

EYM23 O compromisso da juventude com os direitos humanos

artigo escrito por Beatriz Relvas.

Num mundo marcado por desafios e transformações contínuas, a juventude desempenha um papel fundamental não só na construção de um futuro coletivo, mas também no nosso presente. O European Youth Meeting 2023, realizado no mês de setembro, reuniu jovens de toda a Europa em Itália e serviu como um espaço de diálogo e esperança onde os jovens se sentiram inspirados a alterar as atuais injustiças vividas por diferentes realidades ao redor do mundo.

O local onde ficámos está localizado perto de Bolonha, entre os vales dos rios Reno e Setta, na área do Monte Sole. A maior vantagem foi poder estar em contacto direto com a natureza, uma vez que era uma incrível área florestal.

O programa consistiu em diversas sessões interligadas aos Direitos Humanos, contando com a presença de convidados externos que não só tornaram a experiência mais rica e interessante, como também foram uma peça fundamental para compreendermos a realidade das pessoas que vivem em outras partes do globo. Desse modo, pudemos compreender em detalhe a campanha Protect the Protest, discutimos em grupo o porquê de nos termos tornado ativistas, abordámos o tema da democracia e como esta tem tendência a ser frágil em diversos países ao redor do mundo, falámos sobre os direitos humanos e a migração, percebendo quais são os “push” e os “pull” que existem e, para além disso, tivemos a oportunidade de assistir a sessões como a Violência baseada no Género e a Inclusão e Diversidade no Ativismo. Este programa permitiu que o nosso conhecimento sobre os Direitos Humanos e as questões globais evoluísse cada vez mais, tendo sido marcado por momentos muito enriquecedores para a nossa aprendizagem como ativistas.

Dando principal destaque à sessão do Skillshare, esta serviu para compreendermos de que forma os outros grupos de jovens ativistas da Amnistia Internacional funcionam ao redor da Europa. Neste espaço, foi possível perceber não só as diferenças existentes entre grupos, como também conhecer diferentes métodos para o nosso ativismo em Portugal. Não só descobrimos novos métodos, como também partilhámos os nossos para os outros ativistas. A consciencialização, a necessidade de captar jovens para o ativismo português, a chamada de atenção para a importância dos Direitos Humanos e a necessidade de distribuir cargos igualitários dentro do próprio grupo para que todos tenham uma função são exemplos de partilhas que obtivemos nesta sessão.

O European Youth Meeting 2023 teve um impacto profundamente significativo pois foi uma oportunidade única para trocar ideias, perspetivas e culturas com jovens de toda a Europa. Esta experiência conseguiu ampliar os nossos horizontes em relação aos desafios e problemas enfrentados pelos ativistas e, para além disso, as amizades e laços que criámos durante o evento proporcionam um sentimento inexplicável de conexão com pessoas de diferentes países e culturas.

Beatriz Relvas